Sobre o Projeto

BREVE RESENHA

Sobre o Projeto

Em 2010 Augusto Figliaggi e Elaine Guarani iniciaram a embrionária idéia de transformar em Histórias em Quadrinhos passagem históricas ocorridas no Brasil, mas que, por inúmeros fatores, muitas vezes acabam não ficando conhecidas.

São histórias de pessoas que se foram e que, se alguém não contar suas histórias, sumirão no tempo.

Contar essas histórias é como traçar uma luta identitária, gritar que o multifacetado Brasil é formado por histórias ricas que merecem atenção e respeito.

A primeira HQ intencionada foi a voltada para a etnia indígena dos Paiaguá, cujo último representante desse grupo social faleceu em 1943, era a Maria Dominga Miranda, índia paiaguá.

Um povo extinto, que teve enorme importância para a composição desse país, pois, por serem guerreiros, guardaram as fronteiras do Brasil, pois resistiam tanto às investidas portuguesas, quanto espanholas.

No século XVIII, o império português determinou que deveria ocorrer um combate chamado “guerra justa” contra alguns povos indígenas que “impediam” o progresso da nação, entre eles, os Paiaguá. Nossa ideia era elaborar uma História em Quadrinhos que pensasse sobre esse ocorrido. Mas ela foi se ampliando, e tentamos contar várias das características dos Paiaguá.

Transformamos essa ideia em projeto, e, por sorte ou destino, fomos contemplados no edital “Mais Cultura – Microprojetos na Amazônia Legal”, o que tornou viável iniciar uma pesquisa mais profunda, para compor uma obra que fizesse jus à grande nação paiaguá.

A obra se inspirara nos acontecimentos históricos, mas em realidade a intenção é que se reflita não só sobre a “guerra justa” que ocorreu, mas também sobre as “guerras justas” que ainda, infelizmente, ocorrem.

 

PREÇO DE CAPA (INDICADO)

R$ 12,00

 

PÁGINAS

76 páginas

 

TAMANHO

16 x 23 cm

 

ISBN

9788564728028

 

 

Anúncios

4 thoughts on “Sobre o Projeto

  1. Uma ótima iniciativa de vc’s, espero que essa HQ seja a primeira de muitas ouitras!!!!
    Parabéns!!!!

  2. O projeto é fantástico e a arte me agrada bastante…

    Vocês têm interesse em trabalhar com ficção? Estou trabalhando em um livro de ficção que envolve, entre outras coisas, nosso também quase-esquecido Folclore. É uma possível colaboração futura, não?

    Abraços, e continuem o bom trabalho!

  3. Opa Bruno, jóia? Que bom que curtiu o projeto, já adquiriu uma edição?

    Sobre o caso do folclore, curiosamente estamos envolvidos em outro projeto que tem o folclore nacional como pano de fundo.

    Mas isso comentarei contigo através de seu e-mail de cadastro.

    Abração!

    Feliz 2012!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s